O que você deve saber sobre juros do cartão de crédito

Podemos falar durante horas sobre como utilizar o cartão de crédito é prático e muito fácil, e muitos bancos hoje oferecem cartões de crédito com muitos benefícios.

Publicidade

Você pode até encontrar instituições financeiras que não fazem a cobrança de anuidade do cartão, o que torna ainda mais tentador possui um cartão de crédito.Segundo pesquisas da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, as transações que foram feitas por meio do cartão de crédito tiveram um crescimento de R$ 648 bilhões só em 2015.

E não pense que esse valor para por aí, a tendência é que continue crescendo mais e mais ao passar dos anos, entretanto existe um outro lado da história.Assim como cresceu o número de pessoas que utilizam o cartão de crédito, também cresceu o número de pessoas que ficaram endividadas por causa da sua má utilização.É que na verdade existe um perigo chamado juros do cartão de crédito e eles fazem com que os cartões talvez não sejam tão maravilhosos assim.

Publicidade

Quando você cai na bola de Neve de se endividar com cartão de crédito, acaba tendo muitas dificuldades de quitar a dívida, porque em sua grande maioria os juros são altíssimos alguns chegam até 758% ao ano, e isso é muita coisa.É por esse motivo que você precisa ter muito cuidado ao utilizar esse serviço, por isso separamos aqui algumas dicas de quais cuidados você deve ter.Continue lendo esse artigo e confira 4 dicas importantíssimas, sobre como usar corretamente o cartão de crédito.

Dica 1: controle os gastos

 A primeira dica é superimportante se você não quiser acumular dívidas no cartão de crédito, evite gastar além do que você ganha.Provavelmente você já deve ter ouvido isso ou lido e muitos lugares, esse é o principal conselho dado por todo economista.A regra é gaste menos do que você ganha e entendi reservar uma parte do seu dinheiro para fazer um fundo de emergência.Esse fundo de emergência vai te ajudar a passar pelos problemas mais variados e inusitados da vida, sem precisar criar uma enorme dívida com o cartão de crédito.Se seguir esse conselho e começar a tomar esse cuidado é improvável que deixe de fazer o pagamento do valor total da fatura do cartão, assim não precisará pagar os juros.

Dica 2: controle seus gastos

Ao fazer uso do cartão de crédito é muito fácil acabar perdendo o controle e comprando além da conta, sem ter noção do quanto está gastando.Na hora pode até ser bom, mas depois a conta pode vir alta trazendo muitas surpresas desagradáveis. O segundo conselho é evitar pagar os juros do cartão de crédito controlando metodicamente o que gasta com cartão.Você pode fazer isso anotando todos os seus gastos e definindo até quanto pode gastar no cartão de crédito por mês.Tem muitos aplicativos que fazem uma espécie de monitoração de todas as suas transações feitas com o cartão, e você pode utilizá-los para controlar os gastos.É muito importante que anote, faça planilhas, use aplicativos ou o que desejar para manter o controle das suas finanças.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

Dica 3: evite pagar o mínimo

Entre pagar o mínimo do valor da fatura, ou não pagar a fatura opte por não pagar. Isso porque os juros de pagar o mínimo são muitos maiores do que se você não pagasse a fatura.O mínimo representa apenas 20% da fatura, os outros 80% virão no mês seguinte acrescidos de juros, multa por atraso, IOF, e ainda outros. É desvantajoso e vai sair muito caro.

Dica 4: fuja de parcelamentos com juros

Em algumas transações com parcelamento, é possível que tenha que pagar um valor a mais por estar parcelando a compra e esse valor são os juros.Isso pode acontecer por causa da própria loja ou por causa da operadora do cartão, se você escolher fazer uma compra parcelada com juros, não deixe de questionar qual será o valor dos juros na parcela e como ficará o valor total da compra com os juros.Depois de saber essa informação, você pode considerar se vale a pena ou não fazer a compra. Assim você vai poder se programar melhor para pagar e não fazer dívida.

Dica Extra

Uma dica extra para você é que quando for fazer a contratação de um cartão de crédito, pesquise no mercado as financeiras que cobram as menores taxas.Existe uma série de cartões que têm taxas baixíssimas é só pesquisar um pouco e escolher qual o melhor para você e se encaixa melhor no seu orçamento.

Gostou do que leu? Deixe seu comentário e compartilhe com amigos.

E ai, você gostou do nosso Artigo?

Nos diga o que você achou do nosso artigo, Você não pode deixar de nos ajudar comentando no box abaixo, você pode também compartilhar para seus amigos e familíares, pois isso nos ajuda muito.
E você ja deu uma visitada na nossa página do Facebook? então o que esta esperando?
Dessa forma você estará nos ajudando muito

Você pode ficar por dentro de tudo que acontece no mundo financeiro, e receber diversas dícas.

0

Aguarde um Momento