Qual destino dos juros do cartão de credito ?

Se você tem um cartão de crédito com certeza já notou que algumas taxas são cobradas e vem no extrato da fatura,

Publicidade

Mas você sabe para que exatamente cada uma das taxas serve?Sabemos que os cartões de crédito são usados por grande parte dos brasileiros, eles são uma mão na roda na hora de realizar alguns pagamentos. E dá para entender o porquê, os cartões de crédito possuem uma comodidade e praticidade que é muito conveniente, principalmente porque hoje em dia a maioria das pessoas não tem coragem de andar com dinheiro em mãos, isso porque elas têm medo de possíveis assaltos ou furtos.

Saber o que significa os juros cobrados e as taxas é um direito seu, e você pode fazer a solicitação do contrato do cartão para ver quais são as taxas e encargos que são cobrados pelo mesmo.Neste artigo vamos trazer todos os juros e as taxas que um cartão de crédito possui. Continue lendo esse artigo e descubra.

Publicidade

Conhecendo as taxas

Na hora de fazer uma solicitação de cartão de crédito para utilizar, você vai começar a receber todos os meses uma fatura de cobrança, nessa fatura você vai encontrar algumas taxas que serão cobradas e você deve ficar sempre atento a elas.As taxas cobradas no cartão de crédito são:

1.Anuidade

A anuidade é o valor que você precisa pagar uma vez, a cada 12 meses, por usar o cartão de crédito. Muitas vezes o valor da anuidade é fracionado em pequenas parcelas para serem pagas durante os 12 meses.O cuidado que você deve ter com anuidade é saber se ela será cobrada já no primeiro ano de utilização do cartão. Muitas vezes isso acontece e o cliente desavisado acaba pagando o valor da anuidade que já vem na fatura já no primeiro ano de aquisição do cartão.

Avaliação emergencial de crédito

Quando há necessidade de você gastar um valor além do limite, você precisará pagar uma tarifa para garantir que o limite Extra seja liberado.Mas essa tarefa só será cobrada se fazer gasto além do limite que está disponível no cartão.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

Pagamento de contas

Se você é do tipo que gosta de pagar tudo com cartão de crédito, pode ser que tenha que pagar uma taxa por isso.Se usar para pagar por exemplo: a água, luz, tributos, boletos de cobrança e etc.. Será cobrado uma taxa por estar fazendo essas transações com o cartão.

Saque com cartão

Esse saque não é da conta de débito, estamos falando do saque que é feito do limite do valor do cartão de crédito.Você pode realizar esse saque, dependendo do cartão, tanto no Brasil quanto fora do país, entretanto terá que pagar uma tarifa por esse serviço.As taxas por saque podem variar de cartão para cartão, mas os juros são normalmente 16% ao mês. É importante que procure saber com a financeira do cartão qual a política de cobrança para as taxas de saque.

Segunda via do cartão

Se acontecer de perder o cartão, danificá-lo, ser vítima de furto ou roubo, você pode fazer a solicitação de uma segunda via, entretanto para essa segunda via vai ser cobrado um valor que virá na sua próxima fatura.

Juros

Os juros são outra taxa a ser cobrada quando o consumidor não faz o pagamento do total da fatura.

O momento em que os juros são cobrados

Na grande parte dos casos os juros acabam sendo cobrados quando o valor total da fatura do cartão de crédito não é pago pelo cliente.Hoje é possível que o cliente decida se quer pagar apenas uma parte do valor da fatura (o valor mínimo), e o restante da fatura deixar para o mês subsequente.Esse tipo de transação tem o nome de crédito rotativo, e é uma ótima maneira de pagar juros absurdos muito maiores do que ao usar o cheque especial.No que você puder evitar pagar apenas o mínimo da fatura evite! Se não tiver o valor total da fatura é melhor que deixe o valor completo para pagar no mês seguinte, pode ter certeza que o juros vão ser muito mais baixos do que pagando o mínimo.

Crédito rotativo

O crédito rotativo é utilizado quando o consumidor prefere optar por fazer o pagamento mínimo da fatura ou um valor que não seja o saldo total.Quando faz isso o cliente precisa ter consciência que juros serão cobrados, e eles serão lançados automaticamente na próxima fatura.Desde abril de 2017 algumas novas regras foram implementadas para o crédito rotativo, essas regras consistem que depois do período de 30 dias, o crédito rotativo não será mais válido e o cliente vai poder fazer o pagamento do valor que deve na íntegra.Uma outra opção é o cliente fazer um empréstimo com a própria financeira do cartão, porém com juros mais baixos, para conseguir fazer um parcelamento da dívida.

Juros de mora

A última taxa que é cobrada pelo cartão de crédito é o juros de mora, essa taxa é aplicada quando o pagamento da fatura do cartão está em atraso.A operadora do cartão pode fazer a cobrança desses juros, entretanto de acordo com o artigo 52, do código de defesa do consumidor, esse valor não pode estar acima de 1% do valor total da fatura.Em casos que não está especificado no contrato de adesão do cartão, que os juros de mora pode ser cobrado, ainda assim a operadora pode cobrar, porém só até 0,5%.

E ai, você gostou do nosso Artigo?

Nos diga o que você achou do nosso artigo.
Você não pode deixar de nos ajudar comentando no box abaixo, você pode também compartilhar para seus amigos e familíares, pois isso nos ajuda muito.
E você ja deu uma visitada na nossa página do Facebook? então o que esta esperando?
Dessa forma você estará nos ajudando muito

Você pode ficar por dentro de tudo que acontece no mundo financeiro, e receber diversas dícas.

Acesse nossa página do Facebook

0

Aguarde um Momento