Você esta pensando em ter um cartão de crédito?

Se você é alguém que nunca teve um cartão de crédito, talvez consiga imaginar como é viver sem ele.

Publicidade

Nos anos 50 as pessoas faziam as suas transações bancárias e seus pagamentos com dinheiro ou talão de cheque, que hoje em dia é pouquíssimo utilizado. A facilidade de realizar pagamentos com um pedacinho de plástico ainda não existia, entretanto, essa realidade foi mudando aos poucos e foram surgindo os primeiros cartões de crédito, é claro que esses cartões não tinham a tecnologia que os cartões de crédito possuem hoje.

Pode ser bem difícil de imaginar, mas naquela época os comerciantes tinham uma cópia do seu cartão e aí você assinava essa cópia que servia como autorização para o banco pagar a sua compra para o comerciante.Bem louco não é mesmo? Mas acredite era assim que eram as coisas no começo.

Publicidade

Graças a diversas inovações na área da tecnologia isso mudou e os cartões de crédito são muito modernos e seguros como nunca foram antes.Se você quer entender como funciona os cartões de crédito, até que ponto são seguros e como pode utilizá-los você veio ao lugar certo.

Confira nesse artigo todas essas informações e muito mais, confira.

Cartões eletrônicos

Com o avanço da tecnologia os cartões de crédito ficaram ainda mais seguros e dando uma maior comodidade para aqueles que o utilizam.Mas não é só você como consumidor que fica seguro, não, os comerciantes também são beneficiados com a segurança do cartão de crédito.Talvez esteja se perguntando: como poderia dar segurança ao comerciante? Calma vou te explicar, é muito simples, se o banco não autorizar a transação o comerciante será avisado na hora através das maquininhas que eles utilizam.O ponto é, muitas pessoas não entendem como funciona as transações bancárias por via cartão de crédito, mas não se preocupe, aqui você vai aprender como funcionam.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

As numerações

Esses conjuntos de numerações que vem na parte frontal do seu cartão pode não fazer nenhum sentido para você, mas eles estão ali para identificar a bandeira e o banco que ele é vinculado.É uma espécie de código verificador que garante que o cartão siga um padrão. Essa numeração é requisitada ao fazer compras online, ou para cadastrar seu cartão em serviços que precisem da utilização do mesmo.

Faixas magnéticas

As faixas magnéticas que vem na parte de trás do cartão antes eram muito utilizadas, entretanto hoje em dia bem poucos cartões ainda usam a faixa magnética.Isso não significa que não há cartões que a utilizam, é por isso que algumas máquinas de leitura ainda tem um suporte para as faixas magnéticas. Muito em breve essas faixas vão ficar totalmente inutilizadas por causa da troca para o chip.

Chip de segurança

Grande parte dos cartões agora vem com chip na parte da frente próximo a numeração, é nesse chip que os dados ficam armazenados e são criptografados pelo fabricante do cartão.Na hora de utilizar para fazer uma transação, os dados contidos no chip são cruzados com as informações enviadas do banco, e para finalizar é necessário colocar uma senha pré-definida por você ou pelo banco.O legal dessa inovação tecnológica é que as chances de seu cartão ser clonado são poucas, muito diferente de como eram as coisas com apenas a verificação por leitura magnética.Dispensando a assinatura para concluir a transação (qualquer pessoa que alegasse ser o titular do cartão poderia fazer), agora a transação só é finalizada mediante a senha.

Transação

Até aqui foi muito fácil acompanhar sobre como funciona o cartão de crédito, mas depois que você realiza um compra o que acontece? Como o dinheiro vai para o comerciante?

  • Primeiro: uma série de ações passa a ser realizada sem que você acompanhe todo o passo a passo
  • Segundo: os dados vão ser encaminhados com criptografia até a empresa do cartão de crédito.
  • Terceiro: se a empresa autorizar sua transação será enviado os dados da aprovação para o estabelecimento.

Não pense que acabou aí, ainda tem mais.

  • Quarto: a empresa que forneceu o crédito precisa repassar o valor da compra para o comerciante.
  • Quinto: quando você paga a sua fatura está “devolvendo” o dinheiro que a empresa do cartão gastou.

E aí se você não paga a sua fatura, a empresa do cartão de crédito fica no ‘preju’, e para resolver ela coloca os juros sobre a dívida numa tentativa de recuperar o valor gasto.

Benefícios do cartão de crédito

Existem muitos benefícios ao possuir um cartão de crédito, e muitos têm adotado a utilização, por conta da insegurança que atinge a todos nós.Andar com dinheiro não é mais uma possibilidade, o cartão de crédito nos poupa de ter um “baque financeiro” por conta da perda, roubo ou furto do dinheiro.Se o seu cartão foi Furtado, você pode simplesmente ligar para central e cancelar, o que não vai acarretar em perdas diferente de como seria com dinheiro.Outra parte boa de se ter um cartão de crédito e não precisar ter dinheiro em mãos para fazer uma compra, você pode comprar com cartão de crédito e ainda dividir para pagar nos meses subsequentes.Mais uma vantagem do cartão de crédito é para as pessoas que costumam viajar para outros países, se utilizar um cartão internacional não vai precisar fazer câmbio monetário. O seu cartão vai se encarregar de fazer a conversão automaticamente.

Malefícios do cartão de crédito

Mesmo com todas as possibilidades maravilhosas que você pode realizar ao ter um cartão de crédito, ainda assim é necessário que tenha bastante cautela.Comprar compulsivamente pode se tornar um grande problema balançando toda sua vida financeira, acumulando dívidas e se tornando uma bola de neve.Outro cuidado que deve ter é não passar os dados do seu cartão em lugares suspeitos ou em sites que não tenham segurança na internet.

Isso vai evitar fraudes, clonagens e dores de cabeça.

0

Aguarde um Momento