Vai fazer uma viagem internacional? Veja se vale a pena usar o cartão de crédito

Enfim chegou o momento que você mais esperava, suas tão amadas férias estão chegando e você já tá com aquela viagem que programou a bastante tempo engatilhada.

Publicidade

Você pesquisou e escolheu um local que vai te dar muitos momentos de descanso e lazer que nunca vai esquecer.Já está com as malas preparadas? Se sim então deve pensar que não falta mais nada para ir finalmente para sua viagem.Antes de dar esse grande passo de viajar muitas coisas precisam ser feitas anteriormente, como por exemplo, um bom planejamento financeiro.

Apenas se planejando financeiramente você vai conseguir fazer a viagem que tanto deseja, se o destino escolhido for para fora do Brasil a necessidade de planejamento é ainda maior.Principalmente na questão de fazer as compras e realizar pagamentos, já que fora do Brasil a moeda utilizada não é o real.

Publicidade

É por isso que fizemos esse artigo para te ajudar a saber quando realmente vale a pena utilizar o cartão de crédito em viagens internacionais.Sabendo que há situações que é muito melhor utilizar outros meios para fazer as suas compras e pagamentos. Continue lendo esse artigo e descubra.

Cobrança de IOF

IOF é um imposto que é cobrado pelo governo brasileiro ao realizar compras de serviços e produtos que sejam estrangeiros com seu cartão de crédito.O imposto sobre operações financeiras tem uma porcentagem bem alta quando é colocado na ponta do lápis em relação aos gastos.No final das contas 6,38% no valor total pode se tornar algo bem salgado para seu bolso.

Para deixar mais simples vamos usar um exemplo: digamos que você está na Flórida e o seus óculos de sol quebrou e precisa comprar um novo.De acordo com a cotação do dólar os óculos vão sair em Real no valor de r$ 200, só que você não pagará somente esse valor, por causa do acréscimo de 6,38% da taxa do IOF você vai pagar r$ 212,36 pela compra.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

Talvez você pense que isso é pouco em relação a compra, mas imagine que você não vai fazer apenas essa compra, toda vez que comprar algo no cartão vai ter o acréscimo de 6,38% na compra.

Cotação do dólar

No exemplo que utilizamos acima falando sobre a cotação do dólar. Quando for utilizar o seu cartão de crédito fora do país é muito importante que lembre que o valor será convertido em real.Ao fazer a contratação de um cartão de crédito que seja internacional essa é uma das coisas que vai estar condicionada ao seu uso, algumas operadoras realizam a conversão apenas quando a fatura fecha.Já outras fazem a conversão do dólar em real data do pagamento da fatura.Assim sendo o valor da compra em real não vai estar certo para o cliente quando ele for fazer a transação.

Tipo do dólar

Outra coisa que você deve estar bastante atento na hora de fazer a contratação do cartão de crédito internacional, é que tipo de dólar ele usa para conversão.Existem dois tipos de dólar, que é o dólar comercial que tem uma cotação mais barata e o dólar turismo que o valor é muito mais alto em relação ao real.Saber que tipo de dólar seu cartão internacional utiliza para fazer a conversão, vai garantir que no final das contas a sua fatura não venha em um valor inesperado.

É por isso que falamos e repetimos o quanto é importante ter atenção na hora de fazer a contratação do cartão de crédito com o banco, para não ter surpresas indesejadas como essa.

Cartões pré-pagos internacionais

Algumas pessoas preferem utilizar os cartões pré-pagos que são oferecidos por alguns bancos brasileiros.No cartão pré-pago você paga um valor antes de utilizá-lo e depois o valor que você pagou vai ficar disponível para usar fora do país, com o valor convertido para a moeda do país que você vá.Entretanto as taxas de IOF para as transações realizadas com cartões pré-pagos têm a mesma porcentagem do cartão de crédito de 6,38%.

É por isso que na maioria dos casos usar o cartão de crédito é mais seguro e barato, até mesmo o seu cancelamento é muito mais fácil de ser realizado do que o cancelamento de cartões pré-pagos.

Dinheiro em espécie

Não importa para qual destino você resolveu viajar, seja ele fora ou no Brasil é muito importante que leve uma certa quantia de dinheiro em espécie.Isso porque há muitos lugares em que não são disponíveis caixas eletrônicos 24 horas, ou estabelecimentos que não aceitem cartões e aí a única saída é utilizar o dinheiro de papel.Entretanto não precisa de ser desesperado, não precisa levar uma grande quantidade de dinheiro junto com você.

A taxa de IOF do dinheiro em espécie é de 1,1% por transação, é por isso que utilizar o dinheiro em espécie é mais barato do que cartões de crédito ou cartões pré-pago.Mas não se esqueça de fazer cotação nas casas de câmbio brasileiras, que muitas das vezes são muito mais baratas do que fazer no exterior.

Leve o seu cartão com você

Mesmo sabendo de todas essas coisas não deixe o seu cartão de crédito em casa, sempre que for viajar leve o cartão de crédito e se programe antes para usá-lo.Até porque você não sabe quais surpresas o seu destino de viagem vai lhe reservar e você com certeza não vai querer perder a oportunidade de adquirir algo que tanto queria por um preço super em conta.Uma outra dica muito importante é que antes de sair do Brasil não deixe de fazer o pedido de desbloqueio do cartão, informando para o banco em quais países você vai, isso vai evitar que tenha dores de cabeças sem necessidade.

0

Aguarde um Momento