Veja como é possível utilizar o cartão de crédito sem contrair uma dívida

Se você quer utilizar a facilidade que o cartão de crédito dá, de fazer compras de maneira fácil, prática e segura você vai adquirir um aliado importante da grande maioria dos consumidores.

Publicidade

Ainda assim existem muitas pessoas que têm medo de toda essa facilidade que o cartão de crédito proporciona, principalmente por causa das possíveis dívidas.Mas existem formas de você usar o cartão de crédito sem entrar em uma bola de neve de dívidas com cartão, continue lendo esse artigo e confira algumas dicas de como você pode utilizar o cartão de crédito da forma correta sem se endividar.

Pague a fatura em dia

Uma das formas de não se endividar com cartão de crédito, é pagando o valor total da fatura na data correta.Durante os 30 dias em que faz as suas compras com cartão você pode ir ir anotando em um papel ou planilha tudo o que foi gasto.Ao fazer esse controle, no final do mês quando vier a fatura não vai ter uma surpresa na hora de pagar, porque vai ter o controle do quanto exatamente gastou com o cartão.

Publicidade

Se não quiser pagar juros no cartão é muito importante que pague o valor total da fatura até a data de vencimento, depois que passa da data começa a correr uma porcentagem de juros por dia que costumam ser bem altos.Se tiver o hábito de pagar a fatura na data correta do vencimento vai evitar que tenha que pagar possíveis juros por atraso.

Fuja dos parcelamentos de fatura

No que for possível evitar fazer o parcelamento da fatura evite! Isso porque nos próximos meses além de ter que pagar o que gastar no cartão, ainda terá o compromisso de fazer o pagamento da fatura parcelada.Parcelar a fatura é tão ruim quanto pagar com atraso, isso porque os juros do rotativo são muito altos e aí você vai pagar um valor muito maior do que realmente gostou.

Faça uma avaliação se não tem como você pagar o valor integral da fatura sem precisar fazer um parcelamento, não existe nada pior do que pagar caro por algo que não usou.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

Conheça as regras do seu cartão

Um outro ponto importante é que você precisa conhecer novamente qual a porcentagem das taxas de juros que são cobrados no seu cartão pela administradora.Ter esse conhecimento vai evitar que tenha possíveis surpresas na hora de fazer as compras com cartão ou fazer o pagamento da fatura, sem falar que poderá evitar os transtornos com dívidas.

Não deixe de prestar bastante atenção a sua fatura quando ela chegar, leia completamente e veja todos os gastos que foram realizados.Ter esse tipo de cuidado vai evitar ter cobranças desnecessárias com coisas que você não solicitou.

Avalie as vantagens e desvantagens

  • Fazer compras com cartão de crédito tem muitas vantagens, mas também muitas desvantagens.
  • Fazer uma avaliação do que é vantajoso ou desvantajoso, vai te ajudar a evitar possíveis dívidas.
  • Se participar em programas de pontos ou de milhas no cartão de crédito, é um ponto positivo fazer até compras pequenas como comprar um cafezinho com cartão de crédito.
  • Entretanto se esse não for o seu caso não é vantajoso fazer isso, por que no fim do mês terá que pagar o valor total dos gastos.

Faça um controle de gastos

 Uma outra dica importante é você ter total controle sobre os seus gastos com cartão de crédito, não deixe que seja uma surpresa o valor total da fatura quando ela chegar apenas no final do mês.Tente fazer um acompanhamento da sua fatura, seja por anotar tudo que gasta no cartão de crédito, ou por ver através de aplicativos do cartão em quanto está o valor parcial da fatura.

Não compre por impulso

Uma outra medida muito importante de evitar dívidas com cartão de crédito é não fazer compras por impulsos.Antes de ir passar o cartão e comprar tudo o que você sente vontade, faça uma pequena análise do quanto você precisa daquilo naquele momento, se a resposta for que não é algo de extrema importância evite comprar.Se for algo que dê para juntar dinheiro por um tempo e comprar, opte por fazer isso ao invés de gastar com cartão de crédito.

O segredo em ter um cartão de crédito é fazer um plano orçamentário de quanto pode gastar com cartão, você também deve acompanhar os gastos que já foram feitos para que eles não acabem se tornando muito maiores do que você realmente pode pagar.

Se seguir as nossas dicas com certeza vai evitar ter dívidas com cartão, e vai poder usá-lo com liberdade e segurança.

0

Aguarde um Momento