Solicitar Empréstimo no seu Cartão de Crédito

Os cartões de crédito são itens presentes na vida de grande parte da população dos dias de hoje.

Publicidade

Atualmente, trata-se do meio mais utilizado para realizar pagamentos no país, entretanto, grande parte do público que utiliza os cartões não sabem que é possível fazer empréstimo com cartão de crédito, porém, saiba que atualmente é totalmente possível fazer essa solicitação a partir do seu cartão de crédito utilizando o aplicativo.

Essa modalidade de crédito funciona de forma semelhante aos empréstimos convencionais, tornando-se uma linha adicional de crédito, porém, sem comprometer o limite disponível do seu cartão. Embora seja algo extremamente simples de se contratar, é necessário ficar atento aos detalhes, como, por exemplo, a taxa de juros cobrada nessa linha de crédito, para evitar incorrer em dívidas e se tornar inadimplente dos seus compromissos financeiros.

Publicidade

Deve-se levar em conta que esses empréstimos possuem algumas outras taxas que são cobradas além dos juros, como, por exemplo, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), os registros, tributos, seguros e outras despesas que estejam especificadas no contrato de adesão do empréstimo, portanto, muito cuidado na hora de contratá-los e leia com atenção todas as cláusulas contratuais.

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudá-los na hora de fazer um empréstimo com cartão de crédito, portanto, se você está em busca de contratar essa modalidade de crédito, recomendamos que continue a leitura deste artigo para ficar por dentro de todas as informações que iremos repassar a respeito do tema.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

Antes de tudo, devemos ter em mente que os valores disponibilizados nessa modalidade de empréstimo não afetam o limite disponível do cartão de crédito, portanto, ao contratá-lo, pode ficar tranquilo que o seu limite disponível ainda poderá ser usado da forma que desejar, sem qualquer influência do empréstimo contratado, facilitando, assim, a utilização dos valores que foram solicitados pelo cliente.



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

De forma bem simples, podemos dizer que o empréstimo no cartão de crédito funciona de forma quase igual aos empréstimos convencionais, com apenas uma diferença entre os dois: no caso do empréstimo com cartão de crédito, basta possuir um cartão para que seja possível solicitá-lo, enquanto que no empréstimo convencional, é necessário possuir uma conta-corrente no banco que deseja obter o empréstimo.

Para exemplificarmos melhor, podemos dizer que, você contrata um empréstimo utilizando o seu cartão de crédito. Esse dinheiro contratado será disponibilizado em um banco onde você possua conta, ou então, caso o seu cartão de crédito seja vinculado a uma conta digital, o dinheiro será disponibilizado diretamente nessa conta, portanto, o crédito contratado só será depositado em outra conta caso o seu cartão de crédito não possua uma.

Cabe ressaltar que, não importa qual seja a instituição escolhida para contratar esse empréstimo, é necessário sempre ter bastante cautela antes de fazer essa aquisição, se planejando e planejando as suas finanças para que seja possível fazer o pagamento rigorosamente das parcelas, de modo a evitar cair na inadimplência e incorrer em altas taxas de juros.

Como fazer empréstimo no cartão de crédito?

O processo de solicitação do empréstimo no cartão de crédito também guarda semelhanças com a solicitação convencional nos bancos tradicionais. Em algumas instituições, é possível fazer uma simulação de crédito para obter todas as informações a respeito do empréstimo, tais quais a quantidade de parcelas, o valor final do crédito, as taxas de juros, o IOF e demais encargos que estão atrelados ao empréstimo.

Embora algumas instituições financeiras possam ter um processo um pouco diferente, basicamente toda solicitação de empréstimo passa pelas seguintes fases:

1- Simulação do empréstimo, onde o cliente tem acesso a todas as informações a respeito do crédito que ele irá contratar.

2- Solicitação do empréstimo, que pode ser feita tanto pelo aplicativo do cartão de crédito quanto pelo site oficial da instituição.

3- A análise de crédito, onde a instituição financeira analisa o perfil de crédito do cliente, por meio de buscas em outras instituições, assim como em órgãos de proteção ao crédito como o SPC ou SERASA.

4- Após a aprovação de todos os passos mencionados anteriormente, o cliente passa para a fase de assinatura do contrato, onde ele concorda com todos os termos e cláusulas inseridas no instrumento contratual.

5- Por fim, ocorre a liberação dos valores solicitados pelo cliente, de modo que ele tem acesso em sua conta-corrente ao dinheiro que foi contratado, podendo usá-lo da maneira que desejar.

Cuidados na hora de pedir empréstimo no cartão de crédito

Antes de solicitar um empréstimo, planeje com antecedência. Geralmente, as pessoas solicitam empréstimos em duas situações: fazendo planos ou lidando com emergências. De qualquer forma, você precisa planejar seus gastos (organizados em planilhas, cadernos ou qualquer outro formato) para evitar problemas futuros.

Não feche logo o contrato com a opção mais simples sem pesquisar: se você já tem um cartão de crédito, verifique primeiro se sua operadora do cartão oferece uma opção de crédito e se vale a pena. Por exemplo, considere a taxa de juros, a duração, o número de pagamentos e a possibilidade de pagamentos antecipados e considere se faz sentido procurá-los em outro banco ou instituição financeira.

Estude os termos do empréstimo em detalhes: preste atenção às informações no contrato para garantir que os termos do empréstimo com cartão de crédito se apliquem: deve-se observar que cada instituição tem a obrigação legal de permitir que os clientes tenham acesso a planos de reembolso antecipado e descontos de concessão de porcentagem para parcelas. Ao diferir o reembolso do empréstimo, o cliente passa automaticamente a pagar os juros da taxa de juros que já existe.

Vale a pena pegar um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque, como sabemos, os juros do cartão de crédito são extremamente altos e figuram no topo do ranking das maiores taxas de juros do mercado, portanto, esse é um fator que deve ser levado em consideração na hora de solicitar um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito, de modo a eximir-se dessa taxa de juros que pode comprometer grande parte da sua renda.

Portanto, se os valores referentes a dívida do cartão de crédito são altos e você realizou uma simulação de empréstimo junto a instituição financeira e esses juros são mais baixos que os juros do cartão de crédito, vale a pena solicitar o empréstimo e quitar essa dívida, visto que será muito mais fácil para o cliente pagar as parcelas do empréstimo, uma vez que as taxas de juros são menores que a do cartão de crédito. Portanto, antes de solicitar o empréstimo, faça essa ponderação.

0

Aguarde um Momento