Como usar corretamente seu cartão de crédito

Sem dúvidas o cartão de crédito é um produto que facilita a vida das pessoas e fornece diversos benefícios.

Publicidade

Por exemplo, você não precisa carregar muito dinheiro ou ir ao caixa eletrônico se tiver seu cartão de crédito. Isso também tornará mais fácil para você comprar itens de grandes valores como eletrodomésticos e coisas semelhantes. Quando você está viajando para o exterior, nem precisa pagar em moeda estrangeira; seu cartão de crédito aceito em todo o mundo, servirá.

Você também pode comprar facilmente pela internet, afinal é uma forma de pagamento amplamente aceita para compras online.

Publicidade

É uma linha de crédito valiosa, disponível quando você precisa dela. Se precisar de dinheiro, você pode fazer um saque em dinheiro usando o seu cartão de crédito onde quer que esteja. Você só precisa ir a um caixa eletrônico. Além disso, pode ser uma ferramenta útil para gerenciar finanças.

Como assim? Você pode organizar para que todas as suas contas de serviços permitidas sejam cobradas automaticamente em seu cartão de crédito, para que não precise se preocupar em perder um pagamento.

Com a fatura do cartão de crédito, você também pode ver rapidamente suas despesas do mês. Então, ao utilizar o cartão de crédito de forma consciente é possível fazer dele um aliado e ter diversas vantagens. Mas então como fazer isso? Como usar o cartão de crédito corretamente?



CARTÃO DE CRÉDITO
NUBANK
VER COMO SOLICITAR
* Você permanecerá no site!

Alguns pontos devem ser analisados e seguidos para que o consumidor consiga fazer isso. Vamos saber um pouquinho sobre isso agora!

Cartões de crédito e as letras miúdas

Existem muitos tipos diferentes de cartões de crédito com condições ruins disponíveis para os consumidores. Você provavelmente já viu muitos anúncios de cartões com uma variedade de vantagens, como milhas aéreas ou dinheiro de volta.

Mas o que você também deve saber é que há muitas letras miúdas relacionadas a essas vantagens. Como fazer isso? Vejamos algumas formas.

Evite contratar cartões de crédito de juros altos

Sempre evite contratar cartões de crédito com altas taxas de juros. Embora as taxas de juros compostas anualmente possam não parecer muito, é importante observar que esses juros podem aumentar rapidamente. Certifique-se de obter um cartão com taxas de juros razoáveis.

Gerencie seu cartão de crédito online

A maioria das empresas de cartão de crédito agora tem recursos online e aplicativos onde você pode supervisionar suas ações diárias de crédito. Esses recursos fornecem a você mais poder do que você jamais teve antes sobre seu crédito, incluindo, sabendo rapidamente se foi realizada alguma compra que você não fez.

Conheça o seu limite de crédito

As empresas de cartão de crédito atribuem a cada titular do cartão um limite de crédito com base na capacidade de pagamento do titular do cartão.

Cada vez que você realiza uma compra, faça um balanço do seu limite de crédito para ter certeza de que ainda está dentro do limite.

Ultrapassar o limite de crédito pode levar a administradora do cartão a reprovar as compras realizadas e cobrar taxas por essa quebra.

Descubra o seu índice de dívida

Isso mostra o quanto você deve em comparação com o quanto você ganha. Ele é calculado dividindo o valor total necessário para pagar as dívidas pelo seu salário líquido. Quanto menor a proporção, melhor.

Os especialistas dizem que não mais do que 15 a 20 por cento do seu salário líquido mensal, excluindo aluguel, deve ser alocado para dívidas, incluindo pagamentos com cartão de crédito. Se você estiver acima dessa porcentagem, o ideal é controlar suas compras.

Defina um limite mensal de compras e cumpra-o

A partir do índice de endividamento, você pode decidir quanta flexibilidade pode ter a cada mês para compras com cartão.

Faça um orçamento para todas as suas despesas todo mês e a partir disso você verá quais despesas podem ser contraídas ainda.

Compre com tanto cuidado com crédito quanto com dinheiro

Na verdade, se você não for disciplinado o suficiente, use dinheiro. Usar dinheiro para comprar coisas dá a você aquela “sensação” de que seu dinheiro arduamente ganho está fugindo de você.

E você não quer esse sentimento! Cada vez que você se sentir tentado a comprar algo, pergunte-se se é uma necessidade ou um desejo.

Se for algo que você não precisa imediatamente, é um desejo e, portanto, pode esperar quando você tiver dinheiro sobrando. Priorize as necessidades.

Pague mais do que o valor mínimo na fatura do cartão de crédito

Isso minimizará as taxas de juros e permitirá que você pague sua dívida mais rapidamente.

Gaste menos do que você ganha

Não compre coisas na esperança de ganhos futuros. Acompanhe suas despesas e receitas.

Sempre pague sua conta em dia

Se você perder a data de vencimento, será cobrada uma taxa de mora além dos juros. O que você pode fazer  para garantir que não perca a data de vencimento é usar seu celular para acionar um alarme quando a data de vencimento estiver prestes a chegar.

Centralize os gastos

Se você tiver mais de um cartão de crédito, centralizar suas contas pode ser um bom costume. Você pode, por exemplo, usar um cartão para alimentação e roupas e outro apenas para despesas com o carro ou casa. Isso ajuda a controlar e organizar os gastos.

Data de vencimento da fatura do cartão

Escolha uma data após o pagamento do seu salário, dica inteligente para que as contas não expirem e gere taxas.

De fato, ao examinar com cuidado seus gastos e seguir as diretrizes acima, você usará seu cartão de crédito com sabedoria – exatamente como deveria ser.

0

Aguarde um Momento